Braga
253 609 980
Lisboa
218 949 025

Notícias

Fique atento às últimas notícias do Instituto PME

Esclarecemos que qualquer cidadão estrangeiro terá de observar o previsto nos normativos legais em vigor no que diz respeito ao direito de residir, permanecer ou trabalhar em território nacional para poder aceder a formação profissional financiada.

Seguindo entendimento das entidades tutelares, apenas será dado seguimento aos processos de inscrição na formação dos formandos estrangeiros quando estes sejam detentores de uma autorização de residência (AR) válida.

Os cidadãos estrangeiros com visto legal de entrada em território nacional e que aguardam pela autorização de residência por parte das autoridades competentes. deverão fazer a apresentação deste documento. Isto porque, este visto constitui-se como uma “autorização de residência”, pois é a figura que permite a entrada legal de um cidadão estrangeiro em território nacional.

Termos em que o formando terá de juntar cópia digitalizada (frente e verso) da autorização de residência à sua inscrição.

A IPME – Instituto PME Formação, S.A informa que a candidatura à renovação do seu CNO foi deferida pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional).
A IPME continua, assim, a desenvolver actividades formativas que a distinguiram ao longo dos últimos 18 anos, não só no Distrito de Braga mas, também, em todo o País.
Dispomos de uma equipa com experiência acumulada de 4 anos no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que assegurará qualidade, rapidez e rigor nos processos.
O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é uma ferramenta muito útil no que diz respeito à valorização profissional e pessoal uma vez que permite certificar o que foi aprendido ao longo da vida para aqueles que não puderam na infãncia ter um percurso escolar.
Assim, o CNO da IPME convida todos os adultos interessados em verem reconhecidas as suas competências a contactarem os nossos serviços.

A Direcção da IPME.

Contactos:
IPME – Instituto PME Formação, SA
Centro de Negócios Ideia Atlântico, Cx. 022, 4719 – 005 Braga
Tel: 253 609 980 / Tlm: 961 554 003 / Fax: 253 609 989 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.pme.online.pt/

O IPME – Instituto PME vai manter em funcionamento o Centro Novas Oportunidades por acreditar ser fundamental dar continuidade ao trabalho que desenvolve desde 2008, data em que viu ser-lhe aprovado o seu projeto de Novas Oportunidades.

O objetivo, até 31 de Março, é finalizar os processos dos seus adultos em curso, pelo que todos os interessados poderão contactar os serviços centrais do IPME localizados no Centro de Negócios Ideia Atlântico, sito na Variante do Fojo – Tenões, Braga.

Desde 1 de janeiro a funcionar em sistema de auto-financiamento, a equipa do CNO do Instituto PME Formação acredita que será possível uma continuidade após essa data a determinar, entretanto, por instruções que venham a ser imanadas pela ANQ.

Todos os adultos poderão continuar a desenvolver o seu projeto de reconhecimento de competências tendo ao dispor a equipa técnica da entidade das 10h00 às 20h00, nos dias úteis ou mediante contacto de agendamento prévio em horário alargado até às 22h.

Com efeito, apesar de o IPME ser o único CNO (Centro de Novas Oportunidades) empresarial do distrito de Braga - cuja gestão é assumida por uma empresa privada tem desde 2008 desenvolvido um trabalho profundo no terreno, identificando necessidades de formação e desenvolvendo ações específicas de intervenção dirigida aos seus beneficiários e utilizadores em geral. Parte desse trabalho foi orientado para dar um novo horizonte aos cidadãos que não tiveram a oportunidade de atingir a escolaridade obrigatória, mas que tinham experiência, vontade, e a quem foi proporcionada formação necessária para atingir esse objetivo. O CNO do IPME é (neste momento) um dos poucos centros da região que irá manter funções.

O IPME – Instituto PME é uma empresa de formação e consultoria com 15 anos de experiência nas mais diversas áreas, e que tem a sua sede em Braga. Com este contributo, o IPME está a prestar mais um serviço à sociedade e à economia, marcada por um ambiente competitivo tremendamente complexo, e reafirma o seu comprometimento de anos com o desenvolvimento sócio-económico de Braga e do Minho.


Para mais informações contactar:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel. 253 609 980

"Mais 20 adultos conseguiram a certificação no CNO do IPME | Júris de Certificação realizados em Dez.12 nos dias 26, 27 e 28”

O Centro de Novas Oportunidades do IPME - Instituto PME Formação, realizou no mês de Dezembro mais três sessões de júri de certificação, das quais quatro adultos obtiveram a certificação do 3º ciclo do ensino básico e dezasseis a certificação do nível secundário.

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências (processo RVCC) tem vindo a afirmar-se na sociedade portuguesa enquanto instrumento de qualificação dos adultos com competências adquiridas ao longo da vida em contextos formais, não formais e informais.

As sessões de júri de certificação dos Centros Novas Oportunidades representam, formalmente, o culminar destes processos de qualificação.

Os candidatos efectuaram uma apresentação pública e oficialmente, perante um júri, composto por formadores das várias áreas do saber, pelo profissional de RVC e por um avaliador externo da bolsa nacional, apresentam os seus portefólios de competências e um tema final condizente com a sua experiência de vida e transversal a todas as áreas de competências-chave.

Link Relacionado: http://www.facebook.com/ipme.cno

"O CNO do IPME certificou mais 20 adultos | Júris de Certificação realizados a 21 Nov.12, 7 Dez.12 e 14 Dez.12”

O Instituto PME Formação, tendo o seu Centro de Novas Oportunidades a funcionar ininterruptamente há quatro anos, realizou mais três sessões de júri de certificação das quais cinco adultos obtiveram a certificação do 3º ciclo do ensino básico e quinze a certificação do nível secundário.

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências (processo RVCC) tem vindo a afirmar-se na sociedade portuguesa enquanto instrumento de qualificação dos adultos com competências adquiridas ao longo da vida em contextos formais, não formais e informais.

As sessões de júri de certificação dos Centros Novas Oportunidades representam, formalmente, o culminar destes processos de qualificação.

Os candidatos efectuaram uma apresentação pública e oficialmente, perante um júri, composto por formadores das várias áreas do saber, pelo profissional de RVC e por um avaliador externo da bolsa nacional, apresentam os seus portefólios de competências e um tema final condizente com a sua experiência de vida e transversal a todas as áreas de competências-chave.

O CNO do IPME irá realizar mais três sessões de júri nos dias 26, 27 e 28 de Dez.12 e convida todos os interessados a participar. As sessões irão decorrer no edifício Ideia Atlântico (Variante do Fojo), com início às 15h.

Link Relacionado: http://www.facebook.com/ipme.cno
Aceda aqui às fotos dos júris

O IPME, enquanto entidade formadora, está a proceder ao levantamento de cotações para a contratualização de salas de formação teórico/informática para ministrar Formações Modulares Certificados num total de 8250 horas.

As condições específicas de contratação serão definidas em concreto aquando da requisição do serviço que estará dependente, dos grupos formativos que venham a ser constituídos.

O número total de horas será para utilizar durante os meses de Nov. e Dez. de 2012 e no ano de 2013 em Lisboa. A distribuição das horas pelos anos dependerá da execução específica (construção dos grupos formativos).

Os orçamentos deverão identificar os recursos pedagógicos que serão disponibilizados e, quando aplicáveis, o seu custo.

As propostas deverão ser enviadas para
IPME – Instituto PME Formação, SA
Centro de Negócios Ideia Atlântico, Cx. 022
4719 – 005 Braga
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 253 609 980
Tlm: 961 554 003
Fax: 253 609 989


Dir. Técnico Financeira
Instituto PME Formação

Design de moda e vitrinismo, informática e multimédia são algumas das apostas da IPME para que todos aqueles que já fizeram 15 anos e têm menos de 25 anos e pretendem tirar o 12º ano de escolaridade.

O IPME mantém à disponibilização da comunidade o Centro de Novas Oportunidades contudo este, centra a sua atuação nos adultos.

Agora, com o presente plano de formação no domínio da Aprendizagem o IPME vai mais longe e tem uma oferta global para os diferentes públicos: empresas, adultos e jovens.

Consulte a oferta formativa disponível.


Nota:
Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos, e regem-se pelos seguintes princípios orientadores:
Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem o nível secundário de formação escolar e profissional, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional;
Organização em componentes de formação – sociocultural, científica, tecnológica e prática – que visam as várias dimensões do saber, integradas em estruturas curriculares predominantemente profissionalizantes adequadas ao nível de qualificação e às diversas saídas profissionais;
Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens;
A alternância é entendida como uma sucessão de contextos de formação, articulados entre si, que promovem a realização das aprendizagens com vista à aquisição das competências que integram um determinado perfil de saída.

IPME

"No âmbito do processo de reestruturação da Iniciativa Novas Oportunidades e considerando que se encontra para breve a publicação de novos normativos legais enquadradores das estruturas que asseguram as respostas de qualificação da população adulta, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) procedeu, no dia 13 de agosto, à emissão de uma orientação junto dos Centros Novas Oportunidades atualmente em funcionamento.

Assim, até à existência de novo enquadramento legislativo e financeiro e no sentido de se assegurar a resposta ao público que pretende aumentar as suas qualificações, a título excecional, os Centros Novas Oportunidades poderão prosseguir com a sua atividade até 31 de dezembro de 2012.

Esta orientação abrange a totalidade dos Centros Novas Oportunidades que se encontram atualmente em funcionamento, quer sejam Centros Novas Oportunidades com financiamento via Programa Operacional Potencial Humano (POPH), aprovado para o período de 1 de janeiro a 31 de agosto de 2012; Centros Novas Oportunidades em regime de autofinanciamento ou Centros Novas Oportunidades financiados pelo orçamento das respetivas tutelas/Orçamento de Estado.

Durante o prolongamento do período de funcionamento dos atuais projetos serão concluídos os trabalhos para a criação dos Centros de Qualificação e Ensino Profissional (CQEP)"

(Texto extraído da Newsletter ANQEP nº 6 da responsabilidade da ANQ)

O IPME – INSTITUTO PME FORMAÇÃO vem por este meio informar que se mantém aberto em Agosto de 2012 para dar resposta aos muitos pedidos de pessoas que recorrem aos seus serviços, designadamente ao seu CNO.

Tendo também o seu plano de formação 2012 e 2013 já aprovado e disponível no site www.pme.online.pt e abrangendo vastas áreas, o IPME anuncia desta forma a manutenção durante o mês de Agosto do seu CNO.

Esta decisão de manter-se aberto em AGOSTO destina-se em especial a acolher os interessados no CNO – CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES que o IPME mantém a funcionar desde 2008, em face de muitas solicitações obtidas por interessados que dedicarão o verão a esta atividade de formação e valorização pessoal.

Este CNO do IPME já reconheceu e validou competências a centenas de adultos da região de Braga e do Vale do Cávado, que assim obtiveram a validação e diplomas de 9º ano ou 12º ano.

Entre os abrangidos estão pessoas de elevada qualidade profissional que por razões de falta de recursos e entrada precoce no mercado de trabalho, não conseguiram concluir os estudos formais.
Assim, e prevendo-se eventual redução destas Novas Oportunidades, restará até ao mês de Agosto para que os adultos interessados e que tenham ou tenham tido experiência pessoal ou profissional relevante, aproveitem esta hipótese de obterem um reconhecimento formal.

O IPME – INSTITUTO PME FORMAÇÃO que está presente no mercado de ensino e formação há quase duas décadas, apela assim à população abrangida para que não deixe de tentar obter por esta via a sua qualificação.

Reitera no entanto o INSTITUTO PME FORMAÇÃO que aceita todas as pessoas e candidaturas, mas que segundo a sua política de qualidade e enquanto entidade formadora acreditada, não prescinde de uma rigoroso acompanhamento, formação e avaliação de todos os potenciais candidatos.

O IPME – INSTITUTO PME FORMAÇÃO recorde-se existe desde 1995, foi das primeiras entidades acreditadas no país enquanto entidade formadora pela atual DGERT, e das primeiras entidade formadoras a ter um sistema de qualidade de gestão segundo a norma ISO 9001:2000, pelo que se rege pro critérios muito apertados de triagem, seleção e formação de recursos humanos.

Os interessados podem dirigir-se no horário laboral ao Centro de Negócios IDEIA ATLÂNTICO na Variante do Fojo, Braga, ou efetuar o contato pelas seguintes vias:
Telefone:253 609 980 Telemóvel: 961 554 003 e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Braga 13 de Julho de 2012

Subcategorias

 

cheque formação jpg

Incentivo

Candidaturas Abertas!

 

O "Cheque Formação" visa o reforço da qualificação profissional, de ativos e desempregados, dotando-os de competências para serem mais competitivos no mercado de trabalho.

 

Quem se pode candidatar: 

?         A TÍTULO INDIVIDUAL – ativos e desempregados (inscritos no IEFP), beneficiários diretos da formação;

?         ENTIDADES EMPREGADORAS, relativamente aos seus trabalhadores.

 

Apoios Financeiros:

 

?         Ativos empregados 50 h de formação | 175 €

?         Desempregados 150 h de formação | 500 €*

(Os desempregados poderão ainda beneficiar de bolsa de formação, subsídio de refeição e despesas de transporte)

 

A IPME é uma entidade formadora certificada pela DGERT, habilitada para ministrar a formação ao abrigo do "cheque formação". Consulte a lista de ações de formação da IPME.

 

A IPME trata do seu processo/candidatura Cheque-Formação.

 

Aposte na sua qualificação e/ou na qualificação dos seus colaboradores.

 

Para mais informações contacte-nos.

www.ipme.pt , 253 609 980, 961 554 003, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..